
Foto: Julio Cavalheiro (Secom/ Governo de SC)
Em janeiro ou fevereiro, a maioria das pessoas planeja passar uns dias na praia, para aproveitar os dias de sol e calor. Enquanto alguns vão curtir o litoral gaúcho, outros preferem ir até as praias de Santa Catarina. Se você está de malas prontas ou ainda não decidiu o seu destino, atenção: é sempre importante estar de olho nas condições de balneabilidade dos locais, ou seja, se a água do mar está ou não própria para tomar banho.
'Não paguei nem a primeira parcela', lamenta o dono de um dos carros incendiados em Santa Maria
As fundações estaduais de meio ambiente fazem coletas nas águas e avaliam se estão ou não em condições apropriadas de acordo com a presença de bactérias nas amostras. As coletas são feitas repetidas vezes e durante o verão as informações são atualizadas semanalmente.
22 opções para aproveitar o primeiro fim de semana do ano em Santa Maria
No Rio Grande do Sul, no litoral, o relatório atualizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) nesta sexta-feira indica que todos os locais - do Sul ao Norte - apresentam condições apropriadas aos banhistas. Já no litoral catarinense, a situação é diferente: cerca de 40% dos pontos analisados estão impróprios. Somente em Florianópolis, 33 pontos tiveram esse resultado. De acordo com a Fundação de Meio Ambiente (Fatma), a chuva que caiu na semana passada é a principal razão para o aumento no número de pontos considerados impróprios e a situação deve melhorar nos próximos dias. Nos mapas abaixo, veja a situação do litoral conforme o último levantamento
NO RIO GRANDE DO SUL
EM SANTA CATARINA